quarta-feira, 22 de junho de 2011

Danças na Floresta - Juliet Marillier

Apesar do romance fantástico não ser o meu território favorito, a Julliet Marillier, pela forma como constrói as suas histórias, pela densidade dos seus personagens e pelas relações entre estes,  tem sempre a capacidade de me fazer reviver a magia e o encantamento que encontrava, na minha infância, nos contos de fadas.

Foi justamente por essa relação que a descobri, já faz alguns anos, quando surgiu no mercado a Filha da Floresta (primeiro volume da Trilogia Sevenwaters). Ao ler a contracapa, o breve resumo trouxe-me à memória um conto que tanto me tinha tocado, no qual uma jovem princesa se esforça e sofre em silêncio, para salvar os seus irmão do encantamento de uma feiticeira.

Os seus romances  apreendem a intemporalidade dos contos de fadas tradicionais e apresentam-nos personagens que se debatem com os desafios do crescimento, da entrada na idade adulta, e do amor, agradando tanto a homens como mulheres, mais e menos jovens.

Editora Bertrand

Neste Danças na Floresta, que surge no âmbito dos seus livros destinados a um público mais juvenil, e do qual ainda vou no início, a acção que habitualmente tem lugar nas ilhas britânicas e e Irlanda, num tempo remoto, desloca-se para uma Transilvânia sob o domínio turco. Tendo já surgido menção a um povo da noite, a autora parece revelar neste livro de 2007, inspirado no conto de fadas As Doze Princesas Bailarinas, a actual tendência dos romances de vampiros. Espero que não seja uma cedência a modas e que este enquadramento se venha a mostrar relevante ao longo da trama, capturando um tipo de personagem do folclore europeu para dar riqueza  à diversidade de personagens que costuma utilizar nos  seus romances. Confesso que até agora Marillier nunca me desiludiu!

A autora estará em Portugal de  3 a 7 de Julho, estando previstas algumas iniciativas de contacto com os admiradores dos seus livros e um evento de lançamento do novo livro - A Vidente de Sevenwaters, publicado pela Planeta Editora  - que terá lugar  na FNAC Colombo, dia 6 de Julho às 18:30. Mais informação sobre a vida e obra desta escritora neozelandeza pode ser encontrada no seu site oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário